quinta-feira, 22 de julho de 2010

BLOGUE DO BART 2857 (1) – Ponto da Situação do Blogue


Caros ex-camaradas e amigos

quem já visitou o nosso Blogue BART 2857, e temos até agora mais de 5.000 visitantes, constatou que ele efectivamente existe.

Todos estes terão (alguns ou todos) apanhado uma enorme decepção, pois não viram (ainda) as suas «estórias» contadas ou documentadas, que tanto o Blogue apregoava, em especial todos aqueles que pertenceram a qualquer de uma das Companhias do BATALHÃO DE ARTILHARIA N.º 2857, e estiveram em PICHE, BAJOCUNDA, CANQUELIFÁ, bem como em todos os outros Destacamentos ou Locais da responsabilidade do BART 2857, no Sector L-4 Leste, da Guiné.

Em breve, essa decepção, vai desaparecer, com a publicação das Acitividades Operacionais dessas Unidades, embora não documentadas fotograficamente, como os Administradores e Editor gostariam, mas com aquilo que temos e inventamos, assim como, com a documentação que alguns (contam-se pelos dedos de uma mão), quiseram colaborar e, para isso, facultaram todo o material fotográfico que tinham, ainda mais, contando as suas próprias «estórias» ou factos que por lá viveram.

A todos estes agradecemos a sua colaboração, bem como a todos os outros que não quiseram, não puderam ou não sabem como o fazer, respeitando as razões por que o não fizeram. Respeitamos os sentimentos, a dor, os tempos mal passados, e as vicissitudes que trouxeram a cada um, nalguns casos para toda a vida.

Seria hipocrisia da minha parte, não reconhecer e afirmar que a razão destas linhas, não são mais do que uma forma para demover a atitude dos que ainda não se  prontificaram em colaborar. MAS, AINDA VÃO A TEMPO DE EMENDAR ESSA VOSSA ATITUDE.

Eu observo nos convívios a alegria dos reencontros, o relembrar e recontar, acompanhados de fotografias, daqueles tempos passados; o procurar ficar na mesma mesa ou mais próximos possível.

Se assim é, porque não em forma de publicação pública, via o nosso Blogue BART 2857, para que toda a gente, mesma a anónima, conheça a nossa estadia e intervenção numa guerra para a qual (ressalvo a opinião de cada um) não fomos questionados, mas que tivemos que ir.

Para além disso, muitos dos nossos ex-camaradas estão fora do nosso país, e nunca estiveram num convívio e, há quanto tempo, não revêem os seus companheiros; é uma alegria, hoje através da internet poderem ter essa oportunidade.

A vida não sorriu a todos da mesma maneira …  acreditem que alguns não têm dinheiro para se deslocarem aos nossos Convívios, por razões várias. Vamos dar-lhes esta oportunidade de conviverem com os seus ex-camaradas e terem a oportunidade de nos revermos no nosso Blogue.

Existem ex-camaradas que estão empolgados que chegue o dia do próximo Convívio - 40.º Aniversário da chegada do Bart 2857, a Penafiel. Este ano o Convívio será aí.

Seja por que forma for, ou através da Internet, por telefonema, por contacto pessoal, por correspondência postal, ou outra forma a combinar,  enviem o vosso material; mas, não se esqueçam de identificar as fotografias com as pessoas ou a que facto dizem respeito, bem como, conjuntamente enviem uma fotografia vossa actual e outra do passado para sabermos de quem é, porque a idade não perdoa e o «fósforo» da memória já não é o que era.

Um apelo, quem tiver o crachá de cada uma das Companhias e o Guião do Batalhão que envie urgentemente. Desde já os nossos sinceros agradecimentos.

Este Blogue não irá relatar somente a Actividade Operacional das Unidades do Bart 2857, no período de 1968 a 1970, mas também de todas as outras Unidades que nesse período connosco conviveram, assim como, das que posteriormente lá estiveram até à independência da Guiné-Bissau, nas suas rendições sucessivas.

Congratulo-me com a colaboração imediata e amistosa de todas essas unidades, com as suas Histórias da Unidade, textos, desenhos e fotografias, livros que nos têm enviado para publicação no Blogue. Mas, como o planeamento da publicação no Blogue obedece a progressão no tempo, algumas só virão à luz do dia, na sua altura própria.

Agradeci a louvável colaboração do ex-camarada Fur Mil Luis Guerreiro, que de imediato, do Canadá, onde reside, desde 1971, proporcionou os elementos para que já hoje se encontre publicada a Actividade Operacional do PEL CAÇ NAT 65, que para alguns não será novidade se reverem em algumas das fotografias publicadas.

E nós que atitude iremos ter! … Um até breve! … Não vamos deixar mal o nosso Batalhão. Certamente vamos responder PRESENTE.

Inscrevam-se no Blogue como seguidores.

Um fraterno e saudoso abraço do vosso ex-camarada

Contactos:
Email :  joaomaria.pereiradacosta@gmail.com
Telefone Fixo (noite): 21 390 46 87
Telemóvel (qualquer hora): 96 896 46 57
Correspondência:
João Maria Pereira da Costa
Calçada da Estrela, 121 - 1.º Esq.º
1200-662 LISBOA

Pereira da Costa, ex-Fur Mil Oper Info (CIOE 1968), CCS/BART 2857, PICHE
Administrador e Editor do Blogue BART 2857
  

Sem comentários:

Enviar um comentário