quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

HISTÓRIA DA UNIDADE BATALHÃO ARTILHARIA 2857 (Parte I) - Mobilização, Composição e Deslocamento para o C.T.I. da Guiné


(1) MOBILIZAÇÃO, COMPOSIÇÃO E DESLOCAMENTO PARA O CTIG
    
     O Batalhão de Artilharia n.º 2857, que viria a ser destinado ao Comando Territorial Independente da Guiné, teve como Unidade Mobilizadora o Regimento de Artilharia n.º 5, em Penafiel.
    
     A apresentação dos seus elementos naquela Unidade iniciou-se com a do seu Comandante em 16 de Junho de 1968, e a Instrução de Especialidades e Escola de Cabos decorreram, com razoável nível de aproveitamento, de 8 de Julho a 24 de Agosto. Nesta data terminou o Batalhão a sua estadia em Penafiel e a partir de 26 de Agosto começou a concentrar-se em Viana do Castelo. Aqui, até 31 de Agosto, com a apresentação de elementos que faltavam, completaram-se os Quadros das Especialidades e organizou-se o Batalhão, que ficou instalado no Forte de Santiago da Barra, anexo ao Batalhão de Caçadores n.º 9. 
    

Forte de Santiago da Barra

     Constituído pelas Companhias de Comando e Serviços, Cart 2438, Cart 2439 e Cart 2440, a sua Instrução de Aperfeiçoamento Operacional decorreu de 9 a 28 de Setembro, procedida de 2 a 7 do mesmo mês, por uma Escola Preparatória de Quadros. O rendimento alcançado foi razoável, mas bastante prejudicado pelo mau tempo.
    
     Entrou-se no período de licenças das NAPPU no dia 30 de Setembro, e, como fosse adiada a data de embarque, teve lugar, a partir de 10 de Outubro uma 2.ª Parte de I.A.O., esta com bons resultados.
    
     Em 30 de Outubro, a fim de organizar a recepção do Batalhão, partiram de Lisboa, por via aérea, para a Província Ultramarina da Guiné, e desembarcaram em Bissau no dia imediato os seguintes elementos:

             Tenente-Coronel Artilharia - José João Neves Cardoso
             Capitão Artilharia             - Orlando dos Santos Dias
             Alferes Miliciano Graduado - Joaquim Manuel Neiva Rosendo
             Alferes Miliciano Graduado - Nelson Jesus Vieira da Fonseca
             Alferes Miliciano Graduado - Victor José Monteiro Gouveia
             Alferes Miliciano Graduado - António Manuel Duarte Domingues
             2.º Sargento Clarim          - José Alberto Simas da Silva
             Furriel Miliciano Graduado  - Henrique Manuel F. Figueiredo Pinho
             Furriel Miliciano Graduado  - Luís Augusto Marques
             Furriel Miliciano Graduado  - Elmano Rodrigues Ferreira
    
     Nos dias 6 e 7 de Novembro realizaram-se as cerimónias da despedida do Batalhão, em Viana do Castelo. Constaram estas, no primeiro daqueles dias, de uma sessão recreativa e de convívio no Teatro Sá de Miranda, a que assistiram autoridades civis e militares, uma delegação do Batalhão de Caçadores n.º 9, e familiares de alguns elementos do Batalhão; no segundo dia, de missa na Igreja de S. Domingos, Benção dos Guiões e Desfile. Em formatura, no Quartel de Santiago procedeu-se à entrega dos Guiões às várias Companhias, e á distribuição de prémios àqueles que mais se tinham distinguido durante a Instrução. Seguiu-se um almoço de confratenização das Praças a que assistiram alguns familiares bem como todos os Oficiais e Sargentos. Também, em Restaurantes da cidade, se realizaram almoços de confratenização de Oficiais e Sargentos.

     Partindo de Viana do Castelo no dia 8 de Novembro pelas 21H00, e viajando em combóio especial, chegou o Batalhão a Lisboa, ao Cais da Rocha de Conde de Óbidos, cerca das 07H00 do dia 9. Procedeu-se então ao embarque das bagagens para o Paquete «UÍGE», findo o qual foi servida a primeira refeição. Depois de algum tempo concedido para despedidas particulares, organizou-se a formatura geral, sendo distribuídas lembranças por delegadas do Movimento Nacional Feminino. Após as alocuções em que usaram da palavra o representante de Sua Excelência o Ministro do Exército e o Comandante das Forças embarcadas, procedeu-se ao desfile e embarque.

     O Batalhão de Artilharia n.º 2857, constituído na sua maior parte por elementos provenientes da Metrópole e Ilhas Adjacentes, ia partir.

     Cerca das 12H00 o Paquete «UÍGE» largava de Lisboa rumo à Madeira. No Funchal foi permitido o desembarque podendo assim, as tropas embarcadas, visitar a Ilha durante algum tempo. Para que tudo se processasse sem incidentes, constituiram-se grupos de Praças que foram acompanhados por um Graduado durante a sua ausência do navio.

     Retomada a viagem viria a terminar ao fim da tarde de 15 de Novembro com a chegada a Bissau. A vida a bordo decorreu em bom ambiente e ordem impecável, tendo sido frequentemente organizados vários passatempos: sessões de cinema, jogos, etc.

     Fora entretanto recebida a seguinte mensagem: «SEXA CML SOLICITA VEXA DIGNE TRANSMITIR COMANDANTE FORÇAS EMBARCADAS SEU APREÇO APRUMO PRONTIDÃO FORÇAS FORMATURAS DESFILE EMBARQUE».

     Á medida que foi sendo levado a cabo o desembarque, foram as Companhias do Batalhão, transportadas em viaturas para o Depósito de Adidos de Brá, onde, em barracas de campanha, ficaram instaladas até à sua deslocação para os respectivos destinos.


      

    
           
          


    
Depósito de Adidos em BRÁ


(continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário